As conversas online, bem como o atendimento psicológico online, possuem uma dinâmica diferente das que se usa no atendimento presencial, principalmente para quem não tem o hábito de utilizar as ferramentas digitais.
Para atender online vale seguir algumas dicas que compõem uma boa conversa.
- Tenha o número de telefone do seu cliente, para que possa entrar em contato com ele em eventual falha de conexão;
- Procure fazer testes de luz antes de iniciar a conversa, veja se tem luz suficiente no ambiente, que não esteja nem escuro e nem com pontos claros em excesso sobre você. Uma dica: a luz amarela é mais "acolhedora";
- Feche outros aplicativos e desative alertas;
- Olhe para a câmera e não para a tela enquanto fala ou de preferência, deixe o dispositivo que estiver usando, na altura dos seus olhos, isso facilita o olhar mais fixo e mais "direto" para o rosto do paciente;
- Use fones de ouvido: ajuda a manter a privacidade;
- Tenha um comunicador B (uma segunda opção de contato com seu cliente) para caso de falhas sistêmicas (como travamento do computador, queda da conexão, final do plano de dados);
- Faça um teste antes de iniciar a conversa oficial (convese com um amigo);
- Vá par um local tranquilo, privado e seguro para evitar ser interrompido.
Essas são as 8 dicas de ouro para uma boa conversa online.