Como me preparar para uma consulta online

As conversas online, bem como o atendimento psicológico online, possuem uma dinâmica diferente das que se usa no atendimento presencial, principalmente para quem não tem o hábito de utilizar as ferramentas digitais.

Para atender online vale seguir algumas dicas que compõem uma boa conversa. 

  1. Tenha o número de telefone do seu cliente, para que possa entrar em contato com ele em eventual falha de conexão;
  2. Procure fazer testes de luz antes de iniciar a conversa, veja se tem luz suficiente no ambiente, que não esteja nem escuro e nem com pontos claros em excesso sobre você. Uma dica: a luz amarela é mais "acolhedora";
  3. Feche outros aplicativos e desative alertas;
  4. Olhe para a câmera e não para a tela enquanto fala ou de preferência, deixe o dispositivo que estiver usando, na altura dos seus olhos, isso facilita o olhar mais fixo e mais "direto" para o rosto do paciente;
  5. Use fones de ouvido: ajuda a manter a privacidade;
  6. Tenha um comunicador B (uma segunda opção de contato com seu cliente) para caso de falhas sistêmicas (como travamento do computador, queda da conexão, final do plano de dados);
  7. Faça um teste antes de iniciar a conversa oficial (convese com um amigo);
  8. Vá par um local tranquilo, privado e seguro para evitar ser interrompido.

Essas são as 8 dicas de ouro para uma boa conversa online.